O que você precisa saber sobre home office

 

 A possibilidade de trabalhar remotamente alguns dias na semana já é uma realidade para alguns profissionais e um sonho para outros. Se você está na turma dos que aguarda ansiosamente a chance de ter essa flexibilidade, tenho duas boas notícias. A primeira é que essa é uma tendência irreversível e, a segunda, que a legislação brasileira já formalizou o teletrabalho (Lei 12.551/11). É claro que há determinadas atividades que não podem ser realizadas fora do escritório e, nesses casos, o próprio funcionário pode reconhecer essa condição.

 

Para os profissionais, fazer home office pode significar ganhar o tempo que se perde no trânsito indo e voltando do escritório, estar mais perto dos filhos, ter mais facilidade para concluir algumas entregas que exigem maior concentração etc. Para a empresa, pode significar reduzir custos com infraestrutura e ter pessoas mais satisfeitas, entre outras vantagens.

 

Trata-se de uma evolução nas relações de trabalho e, para ser positivo, o home office exige disciplina das pessoas e confiança das empresas – que passam a medir a dedicação dos profissionais não mais por suas horas de trabalho, mas por suas entregas.

 

Quem já experimentou ou experimenta o trabalho em casa sabe que nem tudo são flores. E há até mesmo aqueles que confessam que não têm perfil para trabalhar à distância porque não conseguem se focar nas atividades profissionais. De qualquer maneira, vale muito a pena fazer o exercício da autogestão – uma capacidade que será cada vez mais exigida dos profissionais – tanto no sentido de tomar cuidado para ser produtivo como no sentido de não trabalhar além do necessário.

 

Algumas sugestões que tenho para quem trabalha ou gerencia equipes remotas:

- Ter um lugar próprio para trabalhar ajuda muito. Avisar as pessoas que estiverem em casa que você está trabalhando e não pode ser incomodado também;

- Planejar o dia de trabalho e seguir à risca a sequência de entregas e horários definidos;

- Estar acessível por telefone e e-mail para que seu gestor, equipe, colegas de trabalho ou clientes entrem em contato (cuidando para que não haja interrupções e ruídos);

- Se preferir produzir, focar em atividades que requeiram maior concentração em horários alternativos, não há problema. O importante é garantir entregas, prazos e combinados, além de estar disponível quando necessário.

 

Bem, se você estiver em uma organização que ainda não adotou esta prática e acredita que ela possa beneficiar tanto o negócio quanto a produtividade e a qualidade de vida das equipes, vale levar o tema para discussão. Sugestões geram reflexões e é a partir daí que as mudanças acontecem.

 

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