Dicas de ergonomia para escritórios
A segurança ergonômica em um escritório é tão importante que é regulamentada por lei. Envolve a concepção do local de trabalho e equipamentos para anteder às necessidades individuais dos trabalhadores. Não há definição da postura ou disposição corretas em um ambiente de trabalho. No entanto, existem diretrizes ergonômicas básicas que você pode aprender e seguir para proteger-se contra lesões durante a execução de tarefas no computador.
Configuração ergonômica do mobiliário
Um mobiliário ergonômico eficaz (cadeira, mesa e estações de trabalho) deve ser ajustável para atender às suas necessidades individuais. Manter uma boa postura é essencial. Ergonomicamente falando, a cadeira deve ser ajustada na altura e distância ideais para que você possa alcançar confortavelmente seus itens de trabalho. Sua coluna deve estar ereta. Compre uma almofada de apoio lombar se achar necessário. Seus pés devem descansar no chão; se não for possível, consiga um apoio para eles. Sua mesa deve ser ajustável para uma confortável posição do monitor e do teclado.
Configuração ergonômica do computador
Teclados, mouses, monitores e superfícies de trabalho desempenham um papel fundamental na segurança ergonômica do escritório. Quando os teclados são colocados em uma altura superior ou inferior à adequada, pode ocorrer lesão. Desenvolva uma postura corporal neutra, o que envolve um punho reto e nivelado, sem dobrá-lo para baixo, para cima ou para os lados. Use uma almofada de pulso ou um teclado ergonômico. Abaixar ou elevar o seu teclado pode ajudar. Para uma boa ergonomia, os cotovelos devem ficar confortavelmente ao lado de seu corpo e na mesma altura do teclado. Faça pequenos ajustes em sua cadeira, bandeja de teclado e mesa para melhor acomodação. Dispositivos ergonômicos de apontamento precisam ser de formato e tamanho adequados, a fim de evitar transtornos e desconforto na postura. Instale uma bandeja de mouse ergonômico junto ao teclado ou use um "touch pad" em vez de um mouse.
Os monitores precisam estar a uma distância e altura confortáveis. O monitor deve alinhar-se com sua escrivaninha, teclado e cadeira para melhores resultados. Deve estar posicionado no nível dos olhos ou um pouco abaixo deles, a pelo menos 20 cm de distância de modo que imagem não os force. Sua cabeça e tronco devem estar retos. Ergonomia telefônica implica a utilização de um telefone com alto-falante ou um fone de ouvido sem uso das mãos por funcionários que o utilizam com frequência durante seu trabalho. O aparelho eve ser posicionado a um alcance seguro para evitar esticar os braços, ombros ou pescoço para alcançá-lo.
Configuração do local de trabalho
A segurança ergonômica no escritório com relação ao ambiente de trabalho envolve três áreas de preocupação para o usuário: iluminação, brilho e ventilação. Os locais de trabalho devem ser projetados para reduzir o reflexo da iluminação no teto, nas janelas e luminárias. As empresas fornecedoras de materiais de escritório vendem telas antirreflexo para monitores. O nível de iluminação do monitor é importante, bem como o seu posicionamento, que deve ser à altura dos olhos ou um pouco abaixo deles. Ventilação ergonômica significa colocar sua mesa longe de saídas de ar condicionado, evitando correntes de ar; porém, sua área de trabalho deve ser bem ventilada. A umidade relativa do ar deve estar entre 30 e 60%. Além disso, certifique-se de que seu computador não esteja emitindo poluentes difusores na ventilação, tais como produtos químicos, compostos orgânicos voláteis ou partículas de ozônio. Coloque novos computadores em uma área bem ventilada para que "sejam arejados" antes do uso.