4 dicas para tornar um escritório mais produtivo

 

Para desconstruir a ideia de que escritórios coloridos, com salas de recreação e livre de divisórias conseguem inspirar mais produtividade nos funcionários, uma pesquisa acaba de provar que mentes criativas podem ser cultivadas com uma complexa combinação entre estrutura e fluidez.

Desde escolher as cores corretas até construir espaços silenciosos, a receita para uma efetividade máxima é uma mistura entre o inovador e o clássico. A técnica, inclusive, nega algumas características da nova tendência de escritórios abertos – hoje, símbolos da progressividade no mundo corporativo.

 

Divisórias para maior produtividade

Segundo o psicólogo Matthew Davis, escritórios abertos aumentam os níveis de estresse e diminuem os de concentração. O sentimento de privacidade pode ser proporcionalmente similar à perfomance no trabalho.

Outros estudos também afirmam que o aumento do barulho – consequência dessas novas medidas – pode diminuir o desempenho das pessoas no escritório.

O modo mais efetivo é incentivar a criatividade em áreas comuns e encorajar a produção em locais mais privados, focados no trabalho do dia a dia.

 

Deixe a luz entrar

Da mesma forma que plantas precisam de sol, a criatividade também depende dessa fonte para florescer. Integrar luz solar no ambiente do escritório é vital para o incentivo da criatividade.

Estudos apontam que a luz natural possui efeitos que realmente encorajam a criatividade. Além disso, outras pesquisas apontam que esse fator pode aumentar o número de plantas em um escritório – e está provado que diminui o estresse do trabalho e aumenta a produtividade.

A vez das curvas

Além de subconscientemente colocar as mentes criativas em funcionamento, cantos arredondados e curvilíneos libertam a mente humana para a inovação. Esse designtambém é capaz de inspirar conversas espontâneas – catalisadores de novas ideias.

Cores e objetos

É sempre interessante saber quais cores e objetos escolher para decorar seu escritório. Segundo Robert Epstein, psicólogo da Universidade da Califórnia, encorajar pessoas com objetos diferentes pode influenciar na hora de gerar novas ideias.

Estudos mostram que existem associações culturais entre cores e sentimentos. Por exemplo, a cor azul remete à água, que traz uma sensação de calmaria; as cores preta e branca remetem ao poder; laranja e amarelo à felicidade e excitação.

Então pense bem antes de pintar as paredes do seu escritório e escolher os objetos de decoração do seu andar. Tudo isso pode influenciar diretamente na produtividade da empresa.

Cores, espaços reservados, conversas em salas abertas e luz natural para um cotidiano repleto de criatividade.

 

Veja também:
Como escolher os móveis para seu escritório
Tudo sobre cadeiras para escritório
Dicas de ergonomia para escritórios
Dicas para você decorar seu escritório
A importância do alongamento no trabalho