As cores são capazes de estimular a inteligência e melhorar o desempenho

 

As cores são capazes de estimular a inteligência e melhorar o desempenho mental

Pesquisas mostram que certas cores podem fazer a mente ficar mais alerta e criativa. Escolha seu tom ideal.

Os lembretes são geralmente conectados a sinais de alerta vermelhos, como as bandeirinhas do Outlook. Isso porque a cor põe o cérebro em estado de alerta e por esse motivo é usada em placas de trânsito, pelos bombeiros e em luzes de freio. Trata-se de uma das cores com mais forte impacto emocional e cognitivo.

Psicólogos ambientais dizem que as cores têm um efeito sobre o córtex e sobre o sistema nervoso. Dependendo da tonalidade que o olhar capta, a atividade cerebral sofre determinado impacto que provoca uma reação física no hipotálamo, afetando não somente o nosso humor como também nossa agilidade mental.

As cores e o desenvolvimento cerebral

Como muitos instintivamente deduzem, as cores que escolhemos para nossos ambientes podem impactar significativamente a forma como nosso cérebro funciona e isto ocorre desde os primeiros dias de nossas vidas.

Como a visão dos bebês não está totalmente desenvolvida ao nascerem, acredita-se que eles vejam apenas tons de preto e branco e alguns padrões diferentes. Enquanto muitos pais de primeira viagem costumam pintar os quartos de seus bebês em rosa ou azul pastel, estudos mostram que optar por cores mais vivas pode estimular o desenvolvimento da criança.

Como os pequeninos começam a perceber as cores quando estão com poucos meses de idade, escolher móbiles e objetos de decoração em cores contrastantes e vivas ajuda a estimular seus cérebros. Claro que nenhuma mãe quer cair no exagero, assim para evitar um estímulo excessivo, pode-se optar por uma parede colorida ou toques de cores pelo quarto com uma paleta mais neutra.

Variedade de cores pode estimular a inteligência

À medida que crescemos, nossa reação às cores evolui e não é surpresa que elas continuem impactando nossa vida adulta e nossa inteligência.

A maioria das cores estimula a mente, mas elas o fazem de maneiras diferentes. Então, escolher os tons certos para a sua sala de estar ou escritório pode definir o impacto positivo sobre sua produtividade, criatividade e concentração.

Use azuis e verdes relaxantes para aumentar a criatividade

Se seu objetivo é estimular sua imaginação, o efeito calmante do azul pode ser a escolha ideal para o seu espaço de trabalho. Quanto mais suave o tom, maior será o estímulo sobre a criatividade, ajudando as pessoas a darem asas à imaginação e terem ideias mais criativas. O verde tem um efeito semelhante, além de também melhorar as habilidades de leitura.

Tons vermelhos ajudam a desacelerar o cérebro, voltando à concentração para os detalhes

Pensando no vermelho, tente lembrar como o sinal de pare desencadeia uma reação mental que faz você desacelerar e prestar atenção aos detalhes. Sendo assim, trabalhar em um ambiente em tons rosados pode ajudar na realização de tarefas mais precisas.  Se você for revisor ou precisar recorrer à memória no trabalho, o vermelho rubi pode ser a cor ideal.

Amarelos solares e laranjas revigorantes estimulam o cérebro

Por que o amarelo é uma cor que se nota de imediato? É a primeira a chamar a atenção em um ambiente. Além de estimular a mente, as cores solares ativam a produção de serotonina. Quando esse hormônio é liberado no corpo ele produz uma sensação de bem-estar. Que humor não melhoraria em um ambiente alegre?

Segundo alguns, o laranja é a melhor cor para estimular o aprendizado. Outros acham que ele também melhora a oxigenação do cérebro, produzindo um efeito revigorante, estimulando a atividade mental.

Portanto, se você quer criar um espaço que estimule a sua mente, lembre-se do seu objetivo, de como você quer inspirar seus pensamentos, para então definir o projeto.

 

Veja também:
Como escolher os móveis para seu escritório
Tudo sobre cadeiras para escritório
Dicas de ergonomia para escritórios
Dicas para você decorar seu escritório
A importância do alongamento no trabalho