A LER – Lesões por Esforços Repetitivos representa uma síndrome de dor nos ombrossuperiores, com queixa de incapacidade funcional, causada antes de tudo pelo próprio uso das extremidades superiores em tarefas que envolvem movimentos repetitivos ouposturas forçadas, ou seja, é o conjunto de síndromes (quadros clínicos/patologias/doenças) que atacam os nossos músculos e tecidos juntos ou separadamente.
DORT – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, são movimentos repetidos de qualquer parte do corpo podendo provocar lesões em tendões, músculos earticulações principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas que resultam em dor, fadiga e declínio do desempenho profissional tendo como vítimas mais comuns os: digitadores, datilógrafos, bancários, telefonistas e secretárias. A DORT se assemelha a LER, porém identifica exatamente a origem do problema: o trabalho.
O grupo de trabalhadores em risco de desenvolver a LER/DORT são aqueles que estão expostos a fatores de risco como: Movimentos repetitivos, esforço e força, postura inadequada, falta de flexibilidade, trabalho muscular estático, choques e impactos, falta de tempo para as estruturas se recuperarem e stress emocional.
Apenas um fator isolado não é determinante para a ocorrência de DORT, mas sim umacombinação deles associados à sua freqüência, intensidade e duração.
A LER E DORT pode ser evitada fazendo: Micro pausas em qualquer atividade que se exerça repetitividade excessiva ou postura inadequada por tempo prolongado. É necessário fazer alongamentos para as áreas do corpo que estiverem executando a tarefa, uma postura adequada ao ponto de trabalho e estar atento para não fazer força nem pressão exageradas, repetitivas ou freqüentes em sua atividade e o devido cuidado para a qualidade de vida (corpo e mente) pode prevenir a manifestação dessas doenças juntamente com a massagem laboral que pode ser incorporada a jornada de trabalho com finalidade preventiva e de qualidade de vida. Existem ainda novos tratamentos na medicina clássica, exemplo: a mesoterapia, as terapias complementares, como do-iu, shiatsu e acupuntura, no tratamento da DORT, deve-seprincipalmente prevenir para ser uma forma de controle e acarretar menor custo social.
Em sua jornada de trabalho, o lesionado acaba aprendendo a conviver com uma realidade: o tratamento da LER/DORT é multidisciplinar.
Existe o Instituto Nacional de Prevenção às LER/DORT que é uma associação civil sem fins lucrativos, mantenedora do Programa Nacional de Prevenção às LER/DORT, com uma proposta de conscientização da sociedade a respeito das formas de prevenção às LER/DORT, pois segundo dados do INSS as LER são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. Atingindo o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional com maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos.
Mesmo que ainda existam os que duvidem de seu propósito ou eficácia, a Ginástica Laboral vem se tornando cada vez mais presente no ambiente de trabalho devido aos seus inúmeros benefícios, que englobam desde a prevenção as DORT/LER, diminuição do stress, melhoria do relacionamento interpessoal, atuação sobre os vícios posturais, diminuição do absenteísmo, diminuição dos acidentes de trabalho, redução de falta dos funcionários, maior integração da equipe e também benefícios para o trabalhador que dependem diretamente do tipo de trabalho realizado e conseqüentemente aumento da produtividade, por isso a implantação da ginástica laboral nas empresas é importante, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações. Todavia, um programa de promoção da saúde do trabalhador pode trazer malefícios se mal aplicado e administrado, além de se tornar ineficiente.
A Ginástica Laboral traz inúmeros benefícios para a empresa, diminuindo os problemas de saúde no trabalhador, tornando-se sinônimo de produtividade na empresa.
Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado à empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral.
Veja também:
Como escolher os móveis para seu escritório
Tudo sobre cadeiras para escritório
Dicas de ergonomia para escritórios
Dicas para você decorar seu escritório
A importância do alongamento no trabalho