Poucos gestores duvidam de que funcionários motivados são funcionários produtivos. O fator motivação no trabalho (ou engajamento), portanto, não deve ser jogado para escanteio, ou tratado com pouca prioridade, pelos que almejam altos níveis de produtividade e eficiência por parte dos colaboradores.
Atingir patamares elevados de engajamento pode ser barato – se você souber quais ações tomar.
Vale salientar que o sucesso começa pelos líderes da organização. O papel deles não se restringe apenas a definir e aprovar as práticas: é preciso que eles também participem e que também zelem pelos canais de comunicação interna que serão usados para divulgar as ações.
Confira 5 práticas eficientes para aumentar motivação no trabalho de seus talentos:
1) Calendário esportivo
Ter um calendário esportivo na sua empresa deflagra dois efeitos colaterais positivos: fomenta a qualidade de vida que os exercícios físicos acarretam e promove a integração entre os colaboradores, alguns dos quais, por trabalharem em áreas geograficamente distantes na empresa, não teriam muitas chances para interagir entre si.
O ideal é eleger um “dono” do projeto (que goste de esportes, de preferência) para organizar as atividades. Ele deve fazer uma pesquisa junto aos funcionários para eleger os esportes preferidos.
Para divulgar o calendário, criar um hotsite é uma boa opção. Além dele, e-mails e folders cumprem o papel de comunicar aos colaboradores sobre os esportes.
Depois das atividades, é interessante publicar fotos e resultados para atrair ainda mais funcionários. Premiações também atuam como incentivadores importantes.
Dicas:
Procure esportes que homens e mulheres possam jogar juntos, como corrida. Esportes ao ar livre são boas opções.
Enfatize a importância de todos participarem e comunique que os líderes também participarão.
Organizar premiações esporádicas incentiva mais colaboradores a participar.
2) Quiz corporativo
Sentir-se parte da estratégia da empresa estimula o colaborador de qualquer nível hierárquico. Sabe qual é um dos instrumentos mais eficazes para promover esse engajamento? O quiz corporativo.
Ele é um questionário com perguntas de múltipla escolha acerca da história da empresa, suas marcas, seus produtos, seus objetivos ou algum outro assunto relativo ao negócio.
Alguns exemplo de perguntas:
1. Qual foi a primeira filial de nossa empresa?
2. Qual foi o crescimento em número de clientes no ano de 2012?
3. Qual nosso principal diferencial perante aos concorrentes?
4. Qual o produto com o maior peso em nosso faturamento?
5. Qual foi o crescimento de nosso mercado de 2011 para 2012?
Além de lúdico e divertido, o quiz alinha a comunicação empresarial.
Dicas:
Aproveite ferramentas como o Google Sheets ou o Survey Monkey para organziar o questionário
3) Super Integração
Um processo de integração bem orquestrado pode fazer a diferença no engajamento dos talentos contratados pela organização. E nesse processo, a atenção aos detalhes é fundamental.
Mais do que uma apresentação inócua em PowerPoint e a leitura de um manual, a integração do novo colaborador pode contar com as seguintes práticas:
1. Organizar um belo café-da-manhã com apresentação do funcionário à maior liderança da empresa presente no dia.
2. Realizar cadastro do colaborador com foto e informações pessoais – como hobbies e interesse – para publicar em um mural (digital ou físico) de “boas-vindas” para que os outros funcionários o conheçam melhor.
3. Acompanhar do novo colaborador até a mesa e apresentá-lo a todos da equipe, que deve bater palma como sinal de boas-vindas a ele.
4. Fornecer um organograma detalhado da empresa e uma lista de ramais ao novo funcionário.
4) IR para todos
É comum que as pessoas deixem para fazer a declaração do imposto de renda aos 45 minutos do segundo tempo. Aí reside uma grande oportunidade para a sua empresa galvanizar o engajamento dos colaboradores: auxiliá-los na declaração.
É uma prática barata e frutífera do ponto de vista de motivação.
O primeiro passo é chamar o contador da empresa, ou contratar um consultor tributário, para dar um curso à sua equipe. O curso deve ser ministrado pelo menos um mês antes do prazo final para a entrega da declaração.
Depois, divulgue as aulas tributárias por meio de todos os canais internos disponíveis e saliente a preocupação da empresa em ajudar seus profissionais a fazer a declaração do imposto de renda.
5) Professores colaboradores
Nessa prática, o profissional de uma área prepara uma oficina para explicar aos colaboradores de outras áreas como o departamento em que ele atua funciona. Dessa forma, os “alunos” adquirem uma visão mais cristalina sobre a organização como um todo e, ao mesmo tempo, são preparados para uma eventual mudança de área.
Primeiro, é importante determinar quais colaboradores tem o perfil para conduzir uma oficina na qual vai destrinchar seu departamento para os outros funcionários. Se o colaborador escolhido conseguir atrair muitos interessados ao seu workshop, dê a ele um prêmio compatível com o seu orçamento.
A segunda etapa é criar templates com a identidade visual da sua empresa para que os professores usem como base no momento de montar a oficina. Reserve também o espaço onde o workshop vai ser ministrado, com, no mínimo, café e água. Se for propício, crie um certificado.
Sugerimos que as oficinas durem entre 15 e 45 minutos, como no máximo 10slides em cada apresentação.
Em seguida, você deve lançar mão dos canais disponíveis para divulgar osworkshops. Acoplado à divulgação, deve constar um agendamento de inscrição e uma explicação mostrando o quão importante é a presença do colaborador para aprender sobre as demais áreas da empresa.
Prática Bônus
6) Home Office
Uma outra prática que pode elevar consideravelmente a motivação (e produtividade) dos colaboradores é a implantação de uma política de trabalho de remoto.
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